sábado, 16 de outubro de 2010

CSQ na mão!

Bom pessoal, agora que já passou a nossa entrevista, posso explicar mais ou menos como tudo ocorreu.
Chegamos aqui em Salvador na quinta-feira (14/10/10), por volta das 18:30 eu, minha esposa e Fredson (nosso amigo que fez a entrevista no mesmo dia, porém às 11:00h).
Nossa entrevista estava marcada para ontem 15/10/10 às 15:30h.
Como a entrevista de Fredson foi antes, assim que terminou ele foi ao nosso encontro para almoçarmos e trocarmos algumas idéias sobre a entrevistadora. Ah, ele recebeu o CSQ também!
Chegamos ao Othon às 14:30h (uma hora antes da entrevista), e como Fredson já sabia o caminho das pedras, fomos direto para o 12 andar.
Chegando lá ele disse que a gente podia ficar por ali que a qualquer momento a Madame Isabelle poderia nos chamar. Enquanto isso, eu e minha esposa aproveitamos a vista maravilhosa de lá de cima e depois nos sentamos.
Às 15:00h, a porta abriu... Ela, toda tímida nos chamou fazendo sinal com a mão.
Nada de chamar pelo nome. Ela falou algo como: Podem entrar...
Quando entramos na sala, havia uma mulher, além de Isabelle, e percebemos um clima pesado. Pois a mulher argumentava algo numa mistura incrível de idioma. Ela falava um inglês arranhado misturado com português e a coitada da Isabelle, sem entender nada em portuga!
Assim que entramos, Isabelle olhou pra mim e disse em francês: “Você pode ser o intérpetre, pois não entendo o que ela me diz”.
Foi quando eu perguntei para a mulher o que estava acontecendo. E ela esquentadinha me disse que não havia passado na entrevista e queria saber o que ele poderia fazer ou falar (argumentações) para “melhorar” a sua pontuação.
Na mesma hora, olhei para Isabelle e falei meio assustado o que estava acontecendo.
Isabelle, muito tímida, falava que não podia fazer mais nada e soltava um desole.
Voltei para a moça desesperada e disse pra ela que infelizmente, Isabelle não poderia fazer mais nada. Puts, tinha que acontecer isso comigo?! Hehehehe
Daí a moça desesperada tava muito nervosa e sem parar de falar. Foi quando eu pedi calma pra ela, perguntei o nome dela (que agora não nos lembramos mais).
A moça desesperada me disse que havia a possibilidade de fazer uma prova na Aliança para repor a pontuação e queria saber qual o procedimento.
Eu imaginei... Pô, se a mulher já ta num estresse da bexiga agora, falando em português e inglês arranhado com Isabelle, como foi a entrevista dela? Deve ter sido uma derrota!
Bom, passei tudo pra Isabelle, e ela me disse que ela poderia fazer uma prova na Aliança.
Lá vai eu explicar tudo isso para a moça desesperada que estava ainda mais nervosa, e na mesma hora ela me perguntou: “Como é que eu faço para enviar a documentação pra ela corrigir (apontando para Isabelle). Lá vai eu novamente tentar traduzir, foi quando Isabelle disse que ela teria que enviar para o escritório de SP e que o prazo para correção era de 6 meses. A moça desesperada ficou triste, nos despedimos e ela saiu.
Bom, mal começamos a entrevista e comecei a ficar tenso!
Sentamos, ela muito tímida olhava o nosso dossier e soltou um: Passaporte e certidão de casamento?
Imediatamente entregamos pra ela.
Ela viu em meu dossier e perguntou se eu era administrador, confirmei que era formado em administração, ela perguntou se minha esposa era formada em Turismo e pediu os diplomas (meu e em seguida o da minha esposa).
Perguntou em que eu trabalhava... Bom, soltei tudo que já estava preparado na cachola!
E enquanto eu falava, ela olhava direto para nos olhos e digitava algo.
Depois perguntou quais foram as pesquisas de trabalho que havia feito e como eu pensava em trabalhar lá. Novamente, soltei tudo o que sabia.
Em seguida ela pergunto no que eu pensava em trabalhar lá, e depois da minha resposta, perguntou para a minha esposa. Perguntou só pra mim quais eram as dificuldades que eu poderia encontrar lá. Falei da adaptação com a língua, mas que como eu ia continuar o francês aqui, chegaria com um francês melhor por lpa e tal...
Perguntou qual foi a duração do curso da minha esposa e ela respondeu. O engraçado é que ela não me perguntou isso, pois eu sou o requerente principal. Lógico que ela tem o documento em mãos e sabe que sou eu.
Perguntou se tínhamos parentes ou amigos no Quebec. Falei que tínhamos amigos, inclusive mostrei pra ela um e-mail que Luh & Fred havia nos passado como recomendações e tal... Falei pra ela que havia feito contato com pessoas da empresa que trabalho lá e inclusive mostrei os e-mails impressos.
Em seguida ela me perguntou: Por que Quebec? Eu soltei um sorriso e disse pra ela “A famosa pergunta hein?” Ela muito simpática sorriu.
Aí meu velho, é apertar o PLAY falando da cidade escolhida, amigos, adaptação! J
Quando terminei ela me perguntou em francês se eu falava inglês. Bem sincero, respondi em francês pra ela que falava pouquíssimo, pois lia mais do que falava, pois usava apenas o inglês técnico quando trabalhava em TI.
Aí em inglês ela me perguntou: Fale-me do seu trabalho.
Comecei com inglês, e na mesma frase sem querer, saiu um Francês, depois um pouquinho de inglês, me desculpei dizendo pra ela que no momento, só estudava francês e que quando tentava pensar em inglês, só saia Francês. Enfim, ela entendeu, olhou para minha esposa e perguntou em Francês se ele falava inglês. Minha esposa respondeu o mesmo que eu e ao mesmo tempo eu interrompi as duas sutilmente e mostrei pra ela as nossas declarações de francês onde dei ênfase explicando que havíamos focado no Francês e em seguida ela me perguntou se eu tinha algum certificado de curso, na mesma hora entreguei os meus certificados de cursos de TI.
Pronto, daí pra frente ela ficou digitando, olhando para o monitor do notebook e fazendo caras & bocas deixando um suspense no ar.
Do nada, ela me pediu o meu histórico (carga horária da faculdade). Mais caras & bocas, uma demora infinita e nada...
Cerca de uns 10 minutos calada. Nesse meio tempo, eu comecei a puxar conversa, pra quebrar o gelo, foi quando eu perguntei se era a primeira vez dela aqui no Brasil, se ele estava gostado, se ela estava hospedada lá no Othon mesmo. Eu via que o tempo não passava e pensei que eu teria que me virar. Perguntei pra ela se ela estava morando em Montreal (pois eu havia lido em algum relato), e em seguida, pedi licença pra ela, abri o nosso projeto, me levantei e fui para o lado dela. Mostrei uma foto que havia lá impressa em uma das páginas do nosso projeto com uma boa parte da turma reunida, onde eu expliquei quem já tinha ido pra lá para o Quebec, quem estava por vir nas próximas entrevistas e quem havia sido entrevistado e quem ainda ia dar entrada no processo. Nesse meio tempo, perguntei pra ela até quando ela ia ficar em SSA. Imediatamente, disse pra ela que no dia 21, um casal de amigos que estava na foto, viria para a entrevista também e olhei rapidamente para a tela do monitor e a caixinha da impressora estava só esperando o OK.

Eu comentei com ela, que meu cabelo estava diferente da foto, pois deixei crescer... E ela riu. Por último, eu falei para ela rindo: Madame, se de forma alguma eu não conseguir nada na minha área ou experiência, serei patinador (por ter jogado hóquei por 5 anos) ou animador de festa, por eu ser muito brincalhão (quem me conhece sabe), inclusive a Prof. Beth diz que sou muito brincalhão (a mulher só fazia rir! Hehehe), inclusive mostrei as propostas que havia encontrado na net e mostrei pra ela.
Falei de Beth pq o pessoal que havia feito a entrevista teve aula com ela e ela já estava sabendo que era Beth.
Quando retornei para a cadeira para guardar o projeto, me sentei e ela sorriu timidamente para mim e disse: “Vocês foram aceitos, vocês possuem o perfil do programa de imigração”.
Meu velho, aí é correr para o abraço!
Depois ela começou a falar do programa aí era só Merci e Oui! Hahahahahaha
Para comemorar o nosso CSQ,  fomos para o bar dos meus tios no Rio Vermelho (Barbitúrico), show de bola!
E pra fazer o merchan, ele fica no Rio Vermelho, em frente ao Acarajé da da Dinha, Muuuuito bom!!!

"Missão dada, é missão cumprida!" (By Quebec no parque - Recife - PE)

3 comentários:

  1. Eu to tão feliz, tão feliz!! to me realizando através de vocês... Continuarei sempre pedindo a Deus por vocês, em minhas orações :) .
    amo voces.
    beijo,
    Tia

    ResponderExcluir
  2. Queridos, parabéns e que maravilhosa notícia!!! Graças a Deus tudo deu certo, agora é ter mais um pouquinho de paciência até a chegada dos exames...abs Fábia e Marcius

    ResponderExcluir
  3. Acabei de achar o blog de voces! parabens por todo o processo e to aqui na torcida!
    beijos da australia!
    Renata Brayner

    ResponderExcluir